Carregando Idioma...

Perguntas Frequentes Respondidas

O que são e quais as diferenças entre as certificações CPA-10, CPA-20 e CEA?

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) criou, já há quase duas décadas, um programa de certificação que tem como fim aumentar o profissionalismo e o conhecimento de mercado dos funcionários das empresas associadas, especialmente os da área comercial.

As três certificações mais populares do mercado financeiro são da ANBIMA. Tratam-se das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA.

A CPA-10 é uma certificação orientada para os gerentes bancários que atuam vendendo produtos de varejo. Portanto, se você pretende trabalhar ou já trabalha em uma instituição bancária com carteira de clientes em geral, esta certificação é para você. Pense no Gerente Geral da agência: a certificação que será exigida dele é a CPA-10.

Já a CPA-20 é uma certificação voltada àqueles profissionais que atuarão em carteiras de clientes do segmento private banking, corporate e investidores institucionais. Em outras palavras, segmentos com clientes com volume financeiro maior e com demandas por produtos mais sofisticados. Então, se você quer trabalhar no Itaú Personalité, no Bradesco Prime, no Banco do Brasil Estilo, no Santander Van Gogh e assemelhados, a CPA-20 é para você.

Os profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos de investimento, são os CEA (Certificados como Especialistas em Investimentos ANBIMA).

O CEA pode exercer, além de suas funções características, as funções do CPA-20 e do CPA-10.

O CPA-20 também pode exercer as funções do CPA-10, mas não as do CEA.