Carregando Idioma...

O que são e quais as diferenças entre as certificações CPA-10, CPA-20 e CEA

Entenda a criação, a finalidade e as aplicações das mais populares certificações da ANBIMA.

O que são e quais as diferenças entre as certificações CPA-10, CPA-20 e CEA

A ANBIMA é uma associação de bancos e outras empresas do mercado financeiro.

A ANBIMA criou, já há quase duas décadas, um programa de certificação que tem como fim aumentar o profissionalismo e o conhecimento de mercado dos funcionários das empresas associadas, especialmente os da área comercial.

O programa de certificação deu tão certo que passou a ser adotado inclusive como requisito para contratação em empresas e organizações que não são associadas a ANBIMA.

Mais um indicador do sucesso do programa de certificações da ANBIMA é o fato muito comum de as pessoas que estão iniciando no setor financeiro acreditarem que a exigência das certificações é oficial, ou seja, uma regra estabelecida pelos legisladores do mercado, quando não é.

As certificações são uma iniciativa privada da ANBIMA e, por conseguinte, de seus associados.

As três certificações mais populares do mercado financeiro são da ANBIMA. Tratam-se das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA.

As Certificações Profissionais séries 10 e 20 (CPA-10 e CPA-20) foram criadas para examinar os conhecimentos daqueles trabalhadores do setor bancário que sejam responsáveis por vender produtos.

Os profissionais que vendem produtos de e no varejo, para o público em geral, precisam ter a certificação CPA-10. Já os que atuam na venda de produtos nos segmentos de varejo de alta renda, private banking (para clientes com patrimônio acima de 3 milhões de reais) e investidores institucionais, precisam ter a CPA-20.

Já os profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos de investimento, são os CEA (Certificados como Especialistas em Investimentos ANBIMA).

Na imagem que ilustra este post, há o destaque para a característica de dominância que há entre as certificações da ANBIMA. O CEA pode exercer, além de suas funções características, as funções do CPA-20 e do CPA-10. O CPA-20 também pode exercer as funções do CPA-10, mas não as do CEA. Gostou? Compartilhe com seus amigos que também estão buscando um lugar ao sol no mercado financeiro e se interessariam por essas informações!

Senectus sodales donec ullamcorper

Amet inceptos pretium elit leo metus a turpis. Litora felis at vulputate purus cubilia dolor mollis fermentum.

Magna Molestie Quisque

Publicações Relacionadas